Como participar de mais castings

April 30, 2018

 

 

 

Trabalhar com arte é um ato de amor e um verdadeiro privilégio. Dificilmente alguém vai se destacar sem se dedicar a essa profissão de corpo e alma. Afinal, vida de artista não é feita de glamour e holofotes: é preciso ralar muito e correr atrás das oportunidades para desenvolver a carreira. Aqueles casos em que o talento de alguém é descoberto por acaso são muito raros - a grande maioria tem que batalhar muito e não desistir nunca de conseguir aquele “sim” tão sonhado. Pensando nessa missão, preparamos esse post para te ajudar a conseguir mais testes e incrementar o currículo com experiências em publicidade, cinema, TV, entre outras.

 

Por onde começar?

 

Para quem realmente quer viver de arte e ser atriz ou ator, é fundamental se profissionalizar. Ou seja, participar de um curso que habilite para o Exame de Capacitação Profissional, também conhecido como “banca”, realizado unicamente pelo SATED. Quem é aprovado na banca recebe um atestado de capacitação profissional, com o qual obtém o Registro Profissional – o famoso DRT – emitido pela Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, com validade em todo o território nacional. 

 

O passo seguinte é se familiarizar com as lentes das câmeras. Isso significa saber se posicionar, modular a voz e as expressões, direcionar o olhar e usar todo o corpo na medida certa. O MétodoFT em Câmera é uma oportunidade de desenvolver as habilidades e melhorar as chances nos testes. 

 

Monte o seu portfólio artístico

 

Quem disse que artista não precisa de currículo? Precisa, sim! É importante conter a formação, experiências anteriores, cursos etc. Caso tenha links da internet de trabalhos realizados, vale a pena colocar. Só não vale mentir ou exagerar, ok? Reúna e guarde materiais que, além de comprovarem a sua experiência, podem ainda mostrar a sua versatilidade e chamar a atenção da equipe de casting.

 

Fotos, vídeos, fotos, vídeos

 

Não importa se é para um comercial, uma novela, um filme, figuração ou o que for, fotos e vídeos são essenciais. Lembre-se que é a partir desses registros que muitos produtores analisam se você se encaixa naquele determinado papel. Então, dê o seu melhor em cada clique para mostrar o melhor de si, tanto no retrato, como de corpo inteiro. Você também pode fazer um videobook para mostrar todo o seu talento.

 

Como conseguir trabalhos?

 

Com o seu portfólio, boas fotos e vídeos para se apresentar, suas chances de conseguir trabalho aumentam muito. Ter um bom networking e contato com agências sérias são recursos excelentes para abrir portas. Fique atento aos sites e às redes sociais para manter-se informado sobre testes. É crucial controlar a ansiedade e escolher criteriosamente imagens e vídeos para cada projeto – daí a importância de ter um bom conjunto. O Studio Fátima Toledo tem o Testes para Casting, um módulo que prepara os participantes não só artisticamente, como também psicologicamente, potencializando as possibilidades de sucesso na concorrência.

 

 

Como aumentar as chances?

 

Não dá para ficar parado esperando as oportunidades caírem no colo. Seja proativo e tenha coragem para ir atrás dos trabalhos. Comece fazendo seu cadastro em produtoras. Fazer parte desses bancos de dados eleva as chances de um dia ser chamado para um teste.

 

  • Entenda como funciona: além de realizar as produções é comum que as produtoras sejam responsáveis pelo casting. E isso vale tanto para o papel principal e coadjuvante, como também para figuração. Embora essas empresas recorram às agências em busca de atores e atrizes, elas também buscam talentos em seus próprios cadastros.

  • Vantagem: quem já faz parte do banco de dados das produtoras pode ganhar uma pequena vantagem. Afinal, elas começarão à procura do perfil desejado “dentro de casa” – isso reduz custos e o trabalho com intermediadores. É claro que isso não elimina os outros meios para convocar possíveis candidatos para testes. Mas aumenta as chances de você ser visto e encontrado.

 

Como me cadastrar?

 

Algumas empresas possuem uma área dedicada a isso em seus sites, outras pedem que você vá pessoalmente e deixe o seu material. Separamos abaixo uma lista de grandes produtoras, atuantes na TV, cinema, publicidade e internet para ajudar. Mãos à obra e boa sorte! 

 

 

Aurora 

Cine      

Conspiração Filmes      

Delicatassen Filmes     

Dínamo Filmes              

Duas Mariolas filmes

Foco Filmes    

Gullane Filmes              

Imagem Filmes            

Jabuticaba      

Migdal Filmes

O2 Filmes        

Panda Filmes   

Panela  

Parakino             

Pilula filmes    

Prodigo Filmes              

Sentimental Filmes   

Spray filmes    

Star produtora           

TC Filmes        

Zazen Produções         

Zepellin Filmes         

Zohar    

Zola       

 

 

Nota: a lista de produtoras é apenas um conjunto de sugestões. Não há vínculos entre elas e o Studio Fátima Toledo e participar dos cursos não implica em aprovação automática em nenhum casting. 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

RODRIGO CANDELOT FALA SOBRE “ÉDIPO E O REI, UM ACIDENTE MITOLÓGICO”

June 1, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes