O MÉTODO FT

O Método criado por Fátima Toledo é um organismo vivo em constante mutação. Ele revela as necessidades, dificuldades, potências e as peculiaridades de cada ator e de cada projeto na busca da verdade em cena.

Caminhando no sentido oposto ao de técnicas de interpretação que se estruturam na “construção do personagem”, o Método diz "Eu Sou", trabalhando o seu subtexto.

 

Não é um método de atuação e sim um Método de exercícios de vida em cenas.

 

Assim Fátima define a linha mestra do seu trabalho a “Verdade/Mentira”, “Figura/Fundo” e “Sombra/Luz, toda a beleza da dualidade e complexidade do Ser Humano. Afinal, aprender a ser mais forte é tão importante quanto aprender a se fragilizar.

 

O que seu olho quer dizer?  O que teu coração grita? Sem desvios ou subterfúgios.

 

Pelas dificuldades da vida, várias vezes a gente deixa de ser o que a gente é. Por medos, ansiedades, desafios, stress, excessos, culpas, autocríticas, inseguranças, timidez, complexos etc... A gente não é mais livre para viver.

 

 

 

ATOR

O Método.FT propõe a humanização do ator. Ele trabalha nas suas referências visuais internas. Essas referências são tudo que você vive, vê, lê, assiste e sente na vida, o seu depoimento como ser humano, como artista, o seu registro do nosso tempo. 

Por exemplo: a referência que você tem do que é tristeza, do que é amor, do que é alegria, de família, de abandono, de solidão, de partidas, de encontros, das sensações. 

Ele oferece ao artista o estar em completa união com o que se faz e a possibilidade de transitar livremente, pertencendo, nos diferentes temas e universos de seus futuros projetos.

 

BENEFÍCIOS

 

Abertura e Coragem Emocional

Aprofundamento das suas referências

Autoconhecimento

Presença, autoexpressividade e confiança

Fortalecimento de base

Brilho nos olhos

Tônus muscular

Aptidão para a gravação de um filme

Desenvoltura para levantamento de cena (cinema, teatro, novela, minissérie, testes, etc.)

 

NÃO ATOR

O Método.FT propõe a humanização do Ser, independente de formação e da área de atuação. Por meio de exercícios que revelam dificuldades, bloqueios e potencialidades individuais o "não ator" aumenta sua percepção de "como estou hoje em relação à vida" e o "que eu quero mudar". Esse autoconhecimento fortalece o indivíduo para continuar sua caminhada mais próximo de si.

 

BENEFÍCIOS

Melhor percepção de si mesmo e dos outros

Autoexpressão

Desinibição, presença e confiança

Foco

Brilho nos olhos

Fortalecimento de base

Tônus muscular

Desenvoltura nas situações cotidianas

 

BIOENERGÉTICA

 

 

EM PSICANÁLISE

 

Bioenergética é uma técnica corporal desenvolvida pelo psicanalista Alexander Lowen, a partir dos estudos de Wilhelm Reich. Na verdade, ela tem uma função terapêutica imprescindível para o homem moderno, pois através do corpo conecta novamente o indivíduo com suas emoções. Reich constatou que reprimimos as emoções criando tensões na musculatura do corpo, o que demanda uma quantidade enorme de energia do nosso próprio sistema vital. Pouco a pouco essas tensões bloqueiam funções emocionais essenciais como amor, poder, sexualidade, alegria, prazer e relaxamento.

EM BIOLOGIA

Na Biofísica, a Bioenergética seria o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas e da Natureza e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções. A bioenergética está relacionada com processos catabólicos.

 

SÍNTESE:

 

Logo, podemos afirmar que há relação entre os termos de mesmo nome, presentes nas duas ciências, psicologia e biologia. No corpo como um todo, enquanto pratica terapêutica, observamos que o praticante desempenha um exercício de consciência corporal, utilizando-se de recursos tais como a respiração em união rítmica aos movimentos do corpo. Enquanto em biologia, encontramos o termo “Bioenergética”, ligado ao processo de catalisação das células do corpo e de produção de ATP (energia). Entendemos que quando o praticante da terapia corporal trabalha tais exercícios de relaxamento e respiração no corpo, enviando estímulos conscientes às células, para que haja redução de gasto energético, há aumento de energia para o metabolismo, criando assim a possibilidade de maior gasto energético em outras atividades. Por exemplo: quando alguém está correndo e para subitamente, leva um tempo para que o metabolismo corporal, respiração e frequência cardíaca reduzam a velocidade para o funcionamento do corpo parado. Se existe um incentivo consciente, como acalmar a atividade respiratória, reduzindo assim o batimento cardíaco e o metabolismo como um todo, as células do corpo poupam o gasto de energia, mas não cessam a produção de ATP (Adenosina TriPhosfato).

ATENÇÃO:

 O MétodoFT®  foi unicamente desenvolvido por Fátima Toledo, todas as técnicas e cuidados necessários para lidar com o mesmo foram pensados por sua mentora. A permissão para trabalhar com o MétodoFT®  é concedida apenas para oficinas e cursos realizados dentro do espaço do Studio e parceiros autorizados por contrato firmado entre as partes. Sendo assim, qualquer um que tenha tomado contato com o MétodoFT® está juridicamente proibido de replicar suas técnicas em qualquer outro espaço, seja em território nacional ou internacional.